Uma das práticas mais antigas no condomínio é a elaboração de um livro de ocorrências, que serve para os moradores registrarem queixas, que serão avaliadas pelo síndico ou administrador.
Assim, embora o livro seja importante tanto para intervir em conflitos entre moradores, como para a adoção de medidas mais assertivas em relação aos problemas relatados pelos condôminos, o registro físico em um documento acessível a todos, geralmente, é uma barreira, gerando receio de uma exposição indesejada.
É por isso que muito condomínios têm migrado para um sistema de registro de queixas em formato digital, acessível apenas pelo síndico ou administrador, sendo mais fácil de organizar as reclamações que são feitas, bem como de proteger os dados do morador.
Isso posto, é importante destacar, ainda, que os moradores devem se sentir seguros e livres para registrar qualquer ocorrência, sendo este um canal de comunicação importante, mas cabe ao síndico ou administrador ponderar se a situação realmente necessita de intervenção, e como esta será eventualmente feita.